Protegendo data centers dos riscos de incêndio
Na era da informação, o acesso aos dados é uma engrenagem crítica do sucesso comercial. Os data centers são considerados o coração das operações para muitas empresas, pois armazenam os sistemas d
e informação e gestão da empresa, telecomunicações, sistemas de armazenamento e permitem o acesso a e-mails, sites e plataformas sociais online.
Como parte de um plano de continuidade de negócios, é importante identificar e mitigar os riscos potenciais que podem prejudicar ou interromper o fluxo de dados de um data center, e isso inclui o risco de incêndios.
Um incêndio em um data center pode ter consequências significativas para as operações comerciais, incluindo perda de dados importantes para a gestão do negócio, tempo de inatividade prolongado do próprio negócio devido à impossibilidade de emissão de notas fiscais por exemplo, dificuldade na comunicação interna e externa (sistemas de e-mail, internet e extranet) e os custos na recuperação/substituição de equipamentos danificados, por isso é importante que os responsáveis pela gestão do data center garantam ter uma solução abrangente na prevenção e combate à incêndios no local.
Hoje em dia temos várias tecnologias que vão desde a proteção contra incêndios dentro de gabinetes de automação, sistemas de detecção precoce, como por exemplo os sistemas de aspiração, e os sistemas de supressão de incêndio para todo o ambiente do data center. É importante que todos os equipamentos que compõem o sistema de proteção contra incêndio cumpram com os padrões específicos estabelecidos nas normas, como por exemplo a NFPA 75 ou 2001, assim como a inspeção, os testes e a manutenção periódica dos mesmos também estejam de acordo com as seções relevantes destas normas.
Uma estratégia abrangente de proteção contra incêndios estabelece metas em torno de segurança, proteção de propriedade e continuidade do negócio. Embora o objetivo principal de uma solução de proteção contra incêndio seja a extinção de um incêndio e a proteção de pessoal e propriedade, é importante escolher uma solução que ajude a sua empresa a voltar a funcionar o mais rápido possível.
Consultar um especialista em proteção contra incêndio pode ajudar no desenvolvimento de uma solução personalizada de proteção contra incêndio para suas instalações. Este processo pode incluir:
Identificando e reduzindo o risco. É importante identificar materiais que representem um risco de incêndio para o data center, como caixas vazias ou fiação defeituosa. São recomendadas áreas de preparação ou "salas de avaria" para descompactar equipamentos antes de entrar no ambiente do data center propriamente dito. Alguns operadores de data centers impõem multas por trazer materiais inflamáveis no local.
Selecionando uma solução de proteção contra incêndio apropriada para os requisitos específicos do data center. A solução de proteção contra incêndio incorreta pode ser tão prejudicial quanto um incêndio. Por exemplo, quando usado em um data center, a água pode causar danos significativos aos equipamentos e deixar os sistemas de TI inoperantes por um prazo indeterminado. Uma solução como o Sistema de Supressão de Incêndio por NOVEC 1230™, altamente recomendado e implementado pela ENGEPREVI, usa um químico inerte a base de carbono para combater o fogo. Parece água, mas não contém hidratação, de modo que não causa os danos normalmente associados à água, resultando em menores gastos de manutenção e menor impacto à continuidade do negócio. Além do NOVEC 1230™, outros sistemas efetivos e altamente adotados são os Sistemas de Supressão por INERGEN® ou FM-200®. Todos os três sistemas, em conjunto com um sistema de detecção, são projetados para detectar a fumaça e atuar automaticamente para suprimir o incêndio antes que ocorra qualquer dano significativo.
Inspecione e mantenha. Todos os equipamentos de segurança contra incêndio devem ser inspecionados e mantidos de acordo com os padrões normativos. É igualmente importante readequar o sistema de supressão conforme se faz um upgrade do data center, como por exemplo a implantação de um novo equipamento pode afetar a estratégia de proteção contra incêndios, pois ele pode exigir paredes de contenção adicionais para manter a temperatura da instalação, o que pode prejudicar o desempenho dos sistemas de detecção e supressão de incêndio.
Treine e prepare-se. Todos os colaboradores devem ser treinados para responder em uma emergência e um plano de emergência contra incêndio deve estar implementado. Um plano de emergência de incêndio sólido incluirá detalhes sobre como o data center opera para ajudar os primeiros combatentes a apagar o incêndio rapidamente, com segurança e com danos mínimos à propriedade e aos equipamentos.
Agende uma consultoria com a ENGEPREVI que teremos prazer em auxiliá-lo:
e-mail: contato@engeprevi.com
Fone: (41) 3045-9943
Cel.: (41) 9 9787-8002