Três componentes essenciais da proteção contra incêndio
Um sistema abrangente de proteção contra incêndio é a soma de suas partes - e entender cada uma dessas partes é vital para qualquer pessoa envolvida na gestão de riscos, sistemas ou equipamentos de incêndio para um determinado local.
Os sistemas de proteção contra incêndios podem ser compostos por três elementos principais: Proteção Ativa Contra Incêndio, Proteção Passiva Contra Incêndio (PPCI) e conscientização. Cada componente desempenha um papel muito específico na minimização do impacto do fogo e, em conjunto, seus componentes são essenciais para o desenvolvimento de um sistema completo de proteção contra incêndio.
Estabelecer uma compreensão de cada componente ajudará a conscientização das partes interessadas sobre o tipo de sistemas de incêndio instalados e necessários para cada tipo de local. Esta consciência pode incentivar uma maior consideração das modificações de construção e a manutenção da integridade dos sistemas de proteção contra incêndio.
1. Proteção Ativa Contra Incêndio: a proteção ativa refere-se a equipamentos ou sistemas instalados para detectar e/ou controlar ativamente um incêndio no instante em que ele ocorre. Estes são tipicamente o que as pessoas associam à proteção contra incêndio, por exemplo, sistemas de sprinklers ou detectores de fumaça.
A Proteção Ativa Contra Incêndio consiste em componentes manuais ou automáticos. O controle manual geralmente se refere a equipamentos que requerem intervenção humana para controlar ou extinguir um incêndio, por exemplo, através de extintores de incêndio ou rede de hidrantes.
Proteção Ativa Contra Incêndio automática refere-se a sistemas que detectam e combatem automaticamente incêndios, como sistemas de sprinklers e sistemas de supressão por gases limpos (FM 200, NOVEC 1230, CO², etc.).
2. Proteção Passiva Contra Incêndio (PPCI): a proteção passiva (PPCI) aumenta certos componentes da estrutura de um prédio para limitar a propagação do fogo e é parte integrante da proteção de pessoas e propriedades. O conceito de compartimentação está dentro de um PPCI.
A compartimentação divide o espaço dentro de um prédio em áreas individuais de contenção de incêndio, usando portas, paredes e tetos resistentes ao fogo, para criar barreiras que restringem a quantidade de carga de incêndio que um fogo pode gerar. Isso ajuda a limitar o tamanho de um incêndio dentro de um prédio para que seja gerenciável e de mais fácil combate/controle pela brigada de incêndios e/ou corpo de bombeiros. As barreiras também ajudam a limitar a propagação do fogo e a fumaça entre os andares, compartimentos e edifícios adjacentes.
3. Conscientização: além de ter os sistemas corretos de segurança contra incêndio, as organizações devem considerar a importância do treinamento de segurança contra incêndios de seus colaboradores, diretos ou indiretos. O treinamento é uma linha de defesa essencial para ajudar a proteger os ocupantes contra o impacto do fogo ou outras crises. Está bem estabelecido que o impacto de uma crise pode ser substancialmente reduzido quando as pessoas são treinadas para responder adequadamente. Uma equipe confiável que é capaz de responder em caso de incêndio é um investimento inestimável para uma empresa, seu patrimônio e funcionários.
O treinamento em segurança contra incêndio também ajudará a garantir que formulários, procedimentos e toda e qualquer documentação referente sejam desenvolvidos, testados e praticados antes do evento de crise ocorrer. Todo colaborador deve estar ciente de procedimentos de evacuação e como usar os equipamentos de proteção contra incêndio para que possam gerenciá-lo com confiança em uma situação de emergência.
De acordo com os códigos de postura do Corpo de Bombeiros, as empresas devem desenvolver um plano de emergência efetivo e o treinamento relacionado a emergências é um elemento vital desse plano.
Agende uma consultoria com a ENGEPREVI que teremos prazer em auxiliá-los:
e-mail: contato@engeprevi.com
Fone: (41) 3045-9943
Cel.: (41) 9 9787-8002